A Copa mais longa da história começa hoje com recordes e dúvidas dentro e fora de campo
Quando a bola rolar às 16h (horário de Brasília) no Estádio Azteca, na Cidade do México, terá início o maior mundial de todos os tempos, pelo menos, no tamanho, já que será disputado em três países: 48 seleções, 104 jogos, sendo 72 só na primeira fase, e uma nova fase de mata-mata antes das oitavas de final. México e África do Sul reeditam a abertura da Copa de 2010, quando as duas seleções empataram por 1 a 1. Fora de campo, ativistas do país prometem protestos ao redor do estádio. Será um mundial tenso, principalmente nos Estados Unidos por causa das políticas de Donald Trump. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, apenas lamentou, por exemplo, a deportação do árbitro da Somália.
Além do jogo inaugural no Azteca, que receberá hoje a abertura pela terceira vez, depois de 1970 e 1986, entram em campo Coreia do Sul e República Checa, em Guadalajara, também pelo grupo A. A Copa longa promete quebra de recordes, goleadas históricas, mas um nível técnico duvidoso em razão da presença de seleções com pouca expressão, como Haiti, Congo, Cabo Verde, Curaçao e Uzbequistão. De qualquer forma, Messi e Cristiano Ronaldo serão os primeiros atletas com seis mundiais no currículo.
Uma coisa que eu aprendi é que não adianta fazer prognósticos antes do maior espetáculo da terra começar. Quem não se lembra do “grupo da morte” da Copa de 2014, no Brasil? A Costa Rica ficou em primeiro e o Uruguai em segundo. A Itália e a Inglaterra não passaram da primeira fase, quebrando bolões e bancas de aposta. Em 2026, é inegável que a França tem o melhor elenco. Já Argentina, atual campeã do mundo, a Espanha, a Inglaterra e Portugal estão à frente da seleção brasileira em possibilidade de título. Entretanto, o economista alemão Joachim Klement, que acertou os vencedores dos três últimos mundiais, está cravando a conquista inédita da Holanda e a eliminação do Brasil no primeiro mata-mata. Será?
A equipe de Ancelotti pode sim surpreender, creio que não vai ter o fracasso retumbante que muitos estão apostando. Como eu já destaquei, é uma Copa longa e com mais chances da zebra cruzar o gramado. Além disso, a competição vai exigir mais do físico dos atletas.
Ontem, antes mesmo da bola rolar, a Fifa promoveu os “shows da contagem regressiva” nos três países. No México, uma das apresentações foi de Andrea Bocelli. Ele esteve rodeado pelos brasileiros Bebeto e Cafu, pelo argentino Mario Kempes e pelo italiano Marco Materazzi.
Bocelli cantou a tradicional e marcante Nessun Dorma, que quer dizer “ninguém durma” em italiano, e é o nome do último ato da ópera Turandot (1926), de Giacomo Puccini. Conta a história da proclamação da princesa Turandot, determinando que ninguém deve dormir, pois todos têm de passar a noite tentando descobrir o nome do príncipe desconhecido. Para mim, é uma ópera magistral que me faz lembrar a seleção brasileira de 1970, tricampeã justamente no México. Nunca é demais lembrar que o tetra, em 1994, foi conquistado nos Estados Unidos.
Que os deuses do futebol façam com que seja uma grande Copa.
Assuntos
continue lendo
Thiago Uberreich
Zuenir Ventura era apaixonado pelo Fluminense, assim como Nelson Rodrigues e era um observador social
O mestre do jornalismo e imortal da ABL faleceu nesta terça-feira aos noventa e cinco anos
- Em 1982, quem comprasse um vídeo cassete da marca Philco, ganhava uma fita com um documentário sobre as Copas Thiago Uberreich · há 2 dias
- ‘Repórter da cabeça aos pés’: Helvidio Mattos lança livro com bastidores de grandes reportagens Thiago Uberreich · há 3 dias
- Entorno da atual Avenida Tiradentes abrigou os primeiros campos de futebol de São Paulo Thiago Uberreich · há 6 dias
- A troca de concentração da seleção durante a Copa de 1950 não se deu antes de Brasil e Uruguai como, por décadas, relataram os jogadores Thiago Uberreich · há 7 dias